16:50 - 25/04/18
Criação de Jogos - Dicas de como iniciar a vida de desenvolvedor de Jogos

Autor: Lucas Gama

Vamos lá

Olá pessoal, no Nerd Lab de hoje vamos falar sobre a insdústria de jogos. Muitos de vocês já devem ter pensado em iniciar carreira como criador de jogos, assim como eu, então nessa publicação venho tirar dúvidas e dar dicas de como dar os primeiros passos nessa área tão sonhada e que é tão pouco divulgada.

Não sou nenhum expert nessa área, então caso queira adicionar ou comentar coisas sobre a postagem, utilize a seção de comentários ao final da publicação.

Antes de mais nada, você pretende iniciar um estúdio próprio ou entrar em uma empresa?

Sabemos que a indústria de jogos, por mais que tenha crescido bastante nos últimos tempos, ainda não é tão presente no Brasil como é em outros países, portanto achar um emprego na área não é tão fácil, por isso muitos desenvolvedores investem na famosa indústria indie.



Para quem não conhece, são basicamente times independentes, que não são vinculados à grandes empresas. Pessoas como você e eu que resolveram ingressar nessa área e criaram o próprio time.

Falando em time, isso é essencial para a criação de um jogo. Não que seja impossível desenvolver o seu jogo sozinho, porque não é, mas se torna algo muito mais complicado e demorado.

Agora que já entendemos o básico, vamos ao necessário para começar a criar o seu jogo.

Entendendo o funcionamento

Se você não é familiarizado com programação, recomendo que começe a pesquisar sobre.

Jogos são basicamente comandos escritos numa linha de código que você escreveu, e que agem de diferentes maneiras de acordo com o modo que você programou. Claro que você não vai abrir um bloco de notas e começar a programar o seu jogo, existem maneiras de auxiliar a criação do seu projeto, uma delas são os chamados Engines.

Você já deve ter ouvido falar de Unreal Engine, Unity ou mesmo o Construct. Eles são os motores em que os jogos foram criados, a base de tudo.



Ao utilizar uma Engine, você é apresentado com várias funções já prontas, e que podem ser modificadas, ou até mesmo não utilizadas, você tem a liberdade de criar as suas próprias funções, como por exemplo a física do jogo (efeitos de gravidade e reações de objetos).

Além das engines, existem também os criadores de jogos, que lhe dão muitas opções de criação, um exemplo é o muito conhecido RPG Maker.

Claro que nem tudo são flores, e a maioria dos softwares não são gratuitos, então aqui estão dois softwares gratuitos que recomendo.

- Unity:

Além de ser uma ótima engine, traz muitas funcionalidades tanto para jogos 2d quanto 3d, e possui bastante conteúdo de qualidade na internet.

Jogos famosos que utilizam Unity:


- Cuphead;



- Inside;



- Cities: Skylines;



- Ori and the Blind Forest.

- Unreal Engine:

Outro software que traz muitas funções e é bastante utilizado pela comunidade. Um contraponto é que ele não é tão leve quanto o Unity, então vai exigir um computador razoavelmente potente para funcionar.

Jogos famosos que utilizam Unreal Engine:


- PLAYERUNKNOWN'S BATTLEGROUNDS;



- Street Fighter V;



- Gears of War 4;



- TEKKEN 7.

Claro que existem outros sofwares bons no mercado, caso conheça algum outro, adicione nos comentários!

Além de ter conhecimento de programação, é necessário que você tenha um conhecimento de desenho.

Saber desenhar é tão importante quanto saber programar. Não adianta seu código ser maravilhoso se o seu personagem for uma imagem estática, por isso teste. Desenhe, crie, anime, e desperte sua criatividade.

Um software que acho essencial para quem vai criar jogos é o grandioso Photoshop, meio óbvio mas vale a citação, este que possui inúmeros vídeos na internet que irão te auxiliar;

Iniciando

O primeiro passo para criar o seu jogo é imaginar tudo que está contido nele como objetos e eventos.

Tudo que acontecerá no jogo será um evento relacionado à ação que o objeto personagem fez (não necessáriamente o personagem). Essa visão ajuda a separar melhor o seu modo criador do seu modo jogador.

Assim que escolheu uma engine, agora pense em como o seu jogo será. Se ele será 2d (Jogos de plataforma, como Super Mario World ou Megaman) ou 3d (Jogos como Call of Duty ou The Last of Us). Este será o pontapé inicial para o início da criação.

Agora vamos programar!

Não sei qual engine você optou utilizar, mas aqui vou recomendar sites e vídeos que vão te ajudar a entender e utilizar o software escolhido.

Unity

Um dos melhores conteúdos sobre Unity que eu já vi na internet está presente no canal Brackeys. É um canal gringo, mas que não é difícil se entender o que está acontecendo, pois é muito intuitivo e fácil de visualizar.

Além de vídeos sobre Unity, ele também faz vídeos sobre Pixel Art no photoshop.

Clique aqui para acessar o canal.

Vídeo exemplo:



Apesar de ser em inglês, vale muito a pena conferir

Construct 2

Dessa vez, um canal nacional, GoldSkull Tutoriais, que traz um conteúdo muito bacana sobre essa engine, trazendo vídeos sobre as várias coisas que você pode criar usando este software.

Clique aqui para acessar o canal

Vídeo exemplo:



Unreal Engine

Mais um canal nacional, Mateus de Quadros, este que traz um conteúdo fácil de compreender e acompanhar

Clique aqui para acessar o canal

Vídeo exemplo:



Extra: Jogos feitos por brasileiros

Como motivação, aqui vai uma listinha de jogos muito bons que foram criados pelos nossos conterrâneos.

- Ballistic Overkill;



- Chroma Squad;



- Horizon Chase;



- Necrosphere;



- Galaxy of Pen & Paper (dos criadores de Knights of Pen and Paper 1 e 2);



- Out There Somewhere;



Entre vários outros. Quem sabe o seu jogo não aparece nessa lista no futuro?

Considerações

Ás vezes a gente desmotiva, com tudo que é necessário e com o quanto ainda estamos fracos de conhecimento sobre o assunto, mas lembre-se de que todo mundo começa do mesmo lugar, só basta ter força de vontade.

Outra dica é não se cobrar muito no início. Teste, brinque, faça de tudo com as engines. Seus primeiros projetos não precisam necessáriamente ser finalizados e publicados, é através dos testes que saem as ideias e os protótipos de jogos sensacionais.

Sucesso à todos!




Compartilhar:






Notícias recomendadas
Primeira publicação - Sejam bem vindos à Nerd Prime!!!
OUTRAS CATEGORIAS

REDES SOCIAIS

SOBRE

Site criado por:
Lucas Gama do Nascimento

© 2018